sexta-feira, 18 de junho de 2010

Saramago - Biografia

A literatura está de luto. Morreu na manhã desta sexta-feira, dia 18, o primeiro e único escritor de língua portuguesa laureado com o Prêmio Nobel.

Saramago nasceu na aldeia de Azinhaga, Golegã, no dia 16 de novembro de 1922, embora o registro oficial mencione o dia 18. Seus pais foram para Lisboa, capital de Portugal, quando ainda não tinha três anos de idade. Lá passou a maior parte de sua vida.


Antes de consolidar-se como escritor, trabalhou como serralheiro mecânico, funcionário da saúde e da previdência social, editor, tradutor e jornalista. Publicou seu primeiro livro, um romance – Terra do Pecado – , em 1947. Ficou sem publicar até 1966. Trabalhou durante doze anos numa editora, onde exerceu funções de direção literária e de produção. Colaborou como crítico literário na Revista Seara Nova.

Em 1972 e 1973, fez parte da redação do jornal Diário de Lisboa, onde foi comentador político. Coordenou, durante alguns meses, o suplemento cultural. Pertenceu a primeira Direção da Associação Portuguesa de Escritores. Entre abril e novembro de 1975, foi diretor-adjunto do Diário de Notícias. Desde 1976, vivia exclusivamente do trabalho literário. Foi Prêmio Nobel de Literatura em 1998 e a última obra foi Caim, publicado em 2009.
Política

Crítico ferrenho do sistema capitalista, José Saramago era uma das maiores referências da esquerda mundial. Nunca escondeu que acreditava no socialismo, mas desde o início dos anos 2000 se dizia decepcionado com as experiências em curso. Amigo pessoal do presidente de Cuba, Fidel Castro, criticava as restrições à liberdade.

O estopim para o rompimento com o regime cubano foi o fuzilamento de três dissidentes, em 2003. À época, Saramago condenou a ação. “Cuba não ganhou nenhuma batalha heróica com o fuzilamento desses três homens, mas sim perdeu minha confiança, destruiu minhas esperanças e decepcionou minhas ilusões.”


Escritor português laureado com o Prêmio Nobel de Literatura em 1998 faleceu em casa, nas Ilhas Canárias, na manhã desta sexta-feira. Última obra foi Caim, de 2009.

fonte: http://novohamburgo.org/site/noticias/cultura/2010/06/18/literatura-de-luto-jose-saramago-morre-aos-87-anos/

Nenhum comentário: