sábado, 4 de outubro de 2008

Santos Anjos da Guarda (02 de outubro) Texto de Pe. Denis O.P. Silva, OSJ

1 “Mandarei um Anjo à tua frente, para que te guarde pelo caminho e te introduza no lugar que eu te preparei. Respeita-o e ouve a sua voz.. Não lhe sejas rebelde; ele não suportará vossas rebeliões, pois nele está o meu nome. Mas se de fato ouvires sua voz e fizeres tudo o que te disser, eu serei inimigo dos teus inimigos e adversário de teus adversários.” (Êxodo 23, 20-22).

Estas palavras do livro do Êxodo são lidas na Liturgia da Palavra da Missa, na Memória dos Santos Anjos, em 02 de outubro.Celebrar esta memória é tomar consciência, com amor e gratidão, da presença amiga e protetora dos espíritos bem-aventurados (os Anjos), na vida da Igreja, da Humanidade, e, de cada um de nós.
O Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, na pergunta e resposta nº 60, assim se expressa: “Quem são os Anjos?”. Resposta: “Os Anjos são criaturas puramente espirituais, não-corpóreas, invisíveis e imortais, seres pessoais dotados de inteligência e de vontade. Eles, contemplando Deus face a face incessantemente, glorificam-no, servem-no e são seus mensageiros no cumprimento da missão de Salvação para todos os homens”(Disponível em www.vatican.va).

2. “Pois Ele dará ordem a seus Anjos para te guardarem em todos os teus passos.Em suas mãos te levarão para que teu pé não tropece em nenhuma pedra”(Salmo 90[91], 11-12).
São Basílio Magno ensina o seguinte: “Cada fiel tem ao próprio lado um Anjo como protetor e pastor, para o conduzir à vida”. Deus, na sua inefável Bondade e Providência, concede-nos um amigo fiel que sempre nos acompanha ao longo da vida terrena, nos protege, nos ajuda para chegarmos à Pátria do Céu. A convicção da Igreja de que temos um Anjo protetor manifesta-se na Memória dos Santos Anjos da Guarda. O Servo de Deus, o Papa João Paulo II, na sua Catequese da Audiência Geral de 06 de agosto de 1986, assim se expressou: “... a Igreja confessa a sua Fé nos Anjos da Guarda, venerando-os na Liturgia com uma festa particular, e recomendando o recurso à sua proteção com uma oração freqüente, como na invocação do ‘Santo Anjo do Senhor’” ”(Disponível em www.vatican.va).

3. “O Anjo do Senhor se acampa em volta dos que o temem e os salva” ” (Salmo 33[34], 8).
Para nós, que devemos peregrinar neste mundo repleto de perigos e de tribulações, é extremamente consoladora a verdade do auxílio dos Santos Anjos da Guarda.É muito belo ler os fatos de intervenção Angélica em favor dos homens de Deus (por exemplo: Dn 6; At 5, 17-21; At 12, 1-19).
Devemos amar nossos Anjos da Guarda, respeita-los, honrá-los, invocá-los e seguir as suas inspirações para o Bem. Podemos invocar o Anjo da Guarda com esta oração:
“Anjo de Deus, que por divina piedade sois minha guarda e proteção, inspirai-me, defendei-me, dirigi-me e governai-me. Amém”.
Há, também, está antiga versão portuguesa:
“Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou a piedade divina, sempre me rege e guarda, governa e ilumina. Amém”.

SANTOS ANJOS DA GUARDA,
ROGAI POR NÓS

Nenhum comentário: