sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Brighid

O nome da Deusa Celta da Poesia, sabedoria e conhecimento dos mistérios, Brighid, significa “Rainha”, “Poderosa” e “Exaltada”. Essa divindade poderosa – cujo pai era Dagda, o deus supremo da mitologia celta da Irlanda – também estava associada á cura, á fertilidade e, sobretudo ao dom de facilitar os partos.

Brighid teve dois maridos: Bres, o belo, mas tirânico filho do rei dos Fomore – espíritos do mal que viviam sob o mar -, com quem se casara; e Tuirean, de quem teve três filhos. Suas viagens pela Irlanda, obtidas como recompensa por ter liquidado o pai de Lugh, o deus de todas as artes, comparam-se ás viagens de Jasão pela Grécia em busca do velocino de ouro.

Brighid era famosa por sua bondade, de acordo com a tradição escocesa, a cada primavera ela depunha a deusa do inverno, de rosto azulado – e generosidade, característica que legou a Santa Brígida de Kildare, que viveu no século V e doou todas as propriedades da família aos pobres, levando o pai á loucura. A santa cristã também herdou muitas das tradições associadas a sua antecessora pagã: era invocada durante os partos, e do dia de seu festival, 1 de fevereiro, é o mesmo do antigo festival de primavera ou imbolc, que celebrava as ovelhas que começavam a dar leite, sagradas para a deusa celta.

Texto retirado do Livro:O Livro de Ouro dos Deuses e Deusas de Elizabeth Hallam



Nenhum comentário: