domingo, 28 de setembro de 2008

Baudalaire - Meu coração desnudado (fragmentos)

I

da vaporização e da centralização do Eu.Nisso se resume tudo.
De uma certa fruição sensual na sociedade dos extravagantes.
(Eu penso começar Meu Coração Desnudado seja onde for, seja
como for, e continuá-lo dia a dia, conforme a inspiração do
dia e da circusntância, contanto que a inspiração seja viva).

II

Qualquer joão-ninguém, desde que saiba divertir, tem o direito
de falar de si mesmo.

III

Comprendo qeu se abandone uma causa para saber o que se
experimentará em servir a outra causa.
Seria agradável, talvez, ser altenativamente vítima e carrasco.

(...)

V
(...)
Cálculo em favor de Deus. - nada existe sem um fim.
Ora, a minha existencia tem um fim.
Que fim? Ignoro-o.
Não fui eu, pois, quem o marcou.Foi, pois, um qualquer mais
sábio do que eu.
Então cumpre rogar a esse alguém que me esclareça.É o partido
do sábio.
Deve o dândi aspirar a ser sublime, sem interrupção.Deve ele
viver e dormir diante dum espelho.

(...)

VII

Há em toda mudança algo infame e agradável ao mesmo tempo,
algo que participa da infidelidade e da mudança.Isso basta
para explicar a Revolução francesa.

(...)

X

A Revolução, pelo sacrifício, confirma a Surpestição.

XI

Política. - Não tenho convicções, como o entendem
os homens do meu século, poruqe não tenho ambição.
Não há, em mim, base para uma convicção.
Há uma certa frouxidão, ou antes, uma certa moleza,
nas pessoas de bem.
Somente os salteadores estão convencidos, - de quê?
- De que devem vencer. Por isso eles vencem.
Como é que eu venceria, se não tenho sequer vontade
de tentar?
Podem fundar impérios gloriosos sobre o crime, e
nobres religiões sobre a impostura.
Entretanto, eu tenho algumas convicções, num sentido
mais elevado, e que od homens do meu tempo não podem
compreender.

XII

Sentimento de solidão, desde a minha infância.
Apesar da família, e no meio dos camaradas,
sobretudo, - sentimento de destino eternamente solitário.

contudo, gosto vivíssimo da vida e do prazer.

XIII

Quase toda a nossa vida é empregada em curiosidades tolas.Em
compensação, há coisas que deveriam acender no mais alto grau
a curiosidade dos homens, e que, a julgar pela sua vida
ordinária, não lhes inspira nenhuma.
Onde estão nossos amigos mortos?
Por que estamos aqui?
Vimos de alguma parte?
Que é a liberdade?
Pode ela conciliar-se com a lei providencial?
O número de almas é finito ou infinito?
E o número de terras habitáveis?
Etc., etc.

(...)

XVIII

É necessário trabalhar, se não por gosto, ao menos por desespero,
dado que, bem feitas as contas, trabalhar é menos tedioso que
divertir-se.

(...)

XXII
(...)
Só existem três seres respeitáveis: o padre, o guerreiro e o poeta.
Saber, matar, criar.
(...)

XXXV
(...)
O que há de enfadonho no amor é ser ele um crime em que não se pode
dispensar um cúmplice.

(...)

XLII

O gosto do prazer liga-nos ao presente.O cuidado com a salvação
suspende-nos ao futuro.
aquele que se liga ao prazer, isto é, ao presente, dá-me a
impressão dum homem a rolar num declive, e que, querendo agarrar-se
aos arbustos, os arrancasse e os levasse consigo na queda.
Antes de tudo, ser um grande homem e um santo para si mesmo.

(...)

XLVIII

Não há grandes, entre os homens, a não ser o poeta, o padre e o
solddo.
O homem que canta, o homem que sacrifica e o homem que se sacrifica.
O resto é feito para o chicote.
Desconfiemos do povo, do bom senso, do coração, da inspiração e
da evidência.

(...)

LVI

Por que motivo o espetáculo do mar é tão infinitamente e tão
eternamente agradável?
Porque o mar oferece, a um tempo, a idéia da imensidade e a do
movimento.Seis ou sete léguas representam para o homem o raio do
infinito.Eis aí um infinito diminutivo.Que importa, se ele basta
para sugerir a idéia do infinito total?Doze ou catorze léguas
de líquido em movimento bastam para dar a mais alta idéia de beleza
que se ofereça ao homem no seu habitáculo transitório.

(...)

LX

Foi pelo ócio que eu, em parte, cresci.
para meu grave dano; pois o ócio, sem fortuna, aumenta as dívidas,
as afrontas resultantes das dívidas.
Mas para grande proveito meu, quandto à sensibilidade, à meditação
e a faculdade do dandismo e do diletantismo.
Os outros homens de letras são, na maior parte, cdf's muito ignorantes.

(...)

LXII

Aviso aos não-comunistas.
Tudo é comum, até Deus.

(...)

LXVI

Estudar em todos os seus modos, nas obras da natureza e nas obras do
homem, a universal e eterna lei da gradação, dos pouco a pouco, dos
aos poucos, com as forças progressivemente crescentes, como os juros
compostos, em matéria de finanças.
O mesmo se dá com a habilidde artística e literária; o mesmo se dá
com o tesouro variável da vontade.

(...)

LXXIII

Bem menino, senti em minha alma dois sentimentos contraditórios: o
horror da vida e o êxtase da vida.
É bem a característica dum indolente nervoso.

(...)

LXXVI

Quando Jesus Cristo diz: "Bem-aventurados os que têm fome, porque eles
serão asciados", Jesus Cristo faz um cálculo de probabilidades.

LXXVII

O mundo não amrcha senão pelo mal-entendido.
É pelo mal-entendido universal que o mundo inteiro se entende.
Pois se, por desgraça, os homens se compreendessem, não poderiam
jamais entender-se.
O homem de espírito, aquele que nunca se entenderá com ninguém,
deve aplicar-se a apreciar a conversa dos imbecis e a leitura dos
maus livros.Disto lhe advirão prazeres amargos, que lagarmente
compensarão a sua fadiga.

(...)

LXXIX

Deus e a sua profundidade. - Pode-se não deixar se ter espiríto e
procurar em Deus o cúmplice e o amigo que sempre faltam. Deus é o
eterno confidente nessa tragédia de que cada um é o herói.Deve de
haver usuários e assassinos que assim dizem a Deus: "Senhor, fazei
que a minha próxima operação tenha êxito!" Porém a prece desses
vilões não estraga a honra e o prazer da minha.

LXXX

Toda idéia é, por si mesma, dotada de uma vida imortal, tal qual
uma pessoa.
Toda forma criada, mesmo pelo homem, é imortal.Porque a forma é
independente da matéria, e não das moléculas que constituem a forma.
(...)

(...)

LXXXV

Para que existisse a lei do progresso, seria preciso que cada um
quisesse criá-la; vale dizer que, quando todos os indivíduos se
aplicarem a progredir, então a humanidade estará em progresso.
Pode esta hipótese servir para explicar a identidade das duas idéias
contraditórias, liberdade e fatalidade. - Não só haverá, em caso
de progresso, identidade entre a liberdade e a fatalidade, mas essa
identidade sempre existiu.Essa identidade é a história, história das
nações e dos indivíduos.

(...)

LXXXVII

Higiene.Projetos. - Quanto mais se quer, melhor se quer.
Quanto mais se trabalha, melhor se trabalha e mais se quer trabalhar.
Quanto mais produzimos, mais nos tornamos fecundos.
Após uma cena de devassidão, sentimo-nos mais sós, mais abandonados.
No moral como no físico, eu tive sempre a senção do abismo, não só
do abismo do sono, mas do abismo da ação, do sonho, da lembrança,
do desejo, do arrependimento, do remorso, do belo, do número, etc.
(...)

LXXXVIII

Higiene.Moral - A Honfleur!O mais cedo possível, antes de cair mais
abaixo.
Quantos pressentimentos e sinais já mandados por Deus, de que já é
mais do que tempo de agir, de considerar o momento presente como o
mais importantes dos minutos, e de fazer minha perpétua volúpia do
meu tormento ordinário, ou seja, do Trabalho!

LXXXIX

Higiene.Conduta.Moral - A cada minuto somos esmagados pela idéia e
sensação do tempo.E só existem dois meios de escapar a esse pesadelo,
de o esquecer: o prazer e o trabalho.O prazer gasta-nos.O trabalho
fortifica-nos.Escolhamos.
quanto mais nos servimos de um desses meios, tanto mais o outro nos
inspira repugnância.
Impossível esquecermos o tempo senão servindo-nos dele.
De maistre e Edgar Poe ensinaram-me a raciocinar.
Não há obra longa, salvo aquela a que não ousamos dar começo.Ela se
torna pesadelo.

XC

Higiene. - Adiando o que temos de fazer, corremos o perigo de jamais
poder fazê-lo.Se não nos convertemos imediatamente, arriscamo-nos à
danação.
Para a cura de tudo, da miséria, da doença e da melancolia, não falta
absolutamente a não ser o Gosto do Trabalho.

XCI
Notas preciosas. - faze, todos os dias, o que o dever e a prudência
exigem.
Se trabalhasses todos os dias, a vida te seria mais suportável.Trabalha
seis dias sem folga.
Para encontrar assuntos, "Conhecete a ti mesmo" (Lista dos meus gostos)
Sê sempre poeta, mesmo em prosa.
Grande estilo( nada mais belo que o lugar-comum)
Em primeiro lugar, começa, e depois serve-te da lógica e da análise.
Qualquer hipótese quer a sua conclusão.
Achar o frenesi quotidiano.

XCIV
(...)
Ainda não conheci o prazer de um plano realizado.
O poder da idéia fixa, o poder da esperança.
O hábito de cumprir o dever expulsa o medo.
É necessário querer sonhar e saber sonhar.Evocação da inspiração.Arte
mágica.Pôr-se imediatamente a escrever.Eu raciocino em excesso.
Trabalho imediato, ainda que mau, é preferível ao devaneio.
Uma seqüência de pequenas vontades dá um resultado considerável.
Todo recuo da vontade é uma parcela de substância perdida.Como, pois,
é pródiga a hesitação!E imagine-se a imensidade do esforço final
necessária para reparar tantas perdas!
O homem que faz sua prece, pela noite, é um capitão que põe
sentinelas.Pode dormir.
Sonhos com a morte, e advertências.
Até hoje só desfrutei as minhas lembranças sozinho; é preciso
desfrutá-las a dois.Fazer gozos da alama uma paixão.
Como eu compreendo um existência gloriosa, crio-me capaz de realizá-la.
Ó Jean-Jacques!
O trabalho engendra forçosamente os bons costumes, sobriedade e
castidade, e, portanto, a saúde, a riqueza, o gênio sucessivo e
progressivo, e a caridade.Age quod agis.
(...)

Nenhum comentário: